quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Veja fotos de 15 animais que foram extintos nos últimos 250 anos


Ao longo dos anos, espécies raras vão desaparecendo do planeta por conta da ação menos cuidada do homem. Se alguns animais se extinguem por diferentes motivos, a verdade é que muitos outros desaparecem da superfície da Terra devido à caça praticada pelos humanos.
Alterações de clima, desastres naturais, doenças desconhecidas ou, também muito frequente, ataques de predadores, são algumas das ameaças naturais que os animais sofrem e que podem levar à extinção. Mas nenhuma das ameaças exteriores está provada como mais destrutiva que a ação humana, nomeadamente a caça.

Essa lista feita pela Revista SuperInteressante serve para recordar o passado, mas também pra alertar para o futuro. Veja 15 animais que nunca mais voltarão a viver entre nós:

1. Tilacino

AnimaisExtintos1
AnimaisExtintos2
As suas costas listradas valeram-lhe a alcunha de tigre ou lobo da Tasmânia. Habitava a Austrália e a Nova Guiné e acabou sendo extinto, em 1936, por causa da caça. Era o maior marsupial carnívoro dos tempos modernos.

2. Bandicoot-pés-porco

AnimaisExtintos2
AnimaisExtintos2(2)
Marsupial originário do interior da Austrália, desapareceu nos anos 50, mas a causa de extinção permanece indefinida, uma vez que os relatos dos próprios habitantes afirmam que, mesmo antes da colonização europeia, o animal já era raro.

3. Norfolk Kaka

AnimaisExtintos3
AnimaisExtintos3(2)
A Ilha Norfolk, na Austrália, era o habitat desta ave, que foi caçada até à extinção, por volta de 1800.

4. Rinoceronte Negro do Oeste Africano

AnimaisExtintos4
AnimaisExtintos4(2)
É o animal mais recentemente extinto desta lista. Em 2011, esta subespécie do rinoceronte desapareceu do centro-oeste africano. Consegue adivinhar o motivo? A caça de predadores.

5. Tigre-do-Cáspio

AnimaisExtintos5
AnimaisExtintos5(2)
Mais uma vez, a caça predatória dizimou esta espécie, que habitava o Curdistão, a China, o Irã, o Afeganistão e a Turquia. Desapareceu definitivamente nos anos 1960, mas já no século XIX o Império Russo tinha determinado a sua matança, para tornar a região mais colonizável.

6. Antílope Azul

AnimaisExtintos6
AnimaisExtintos6(2)
Desapareceu no longínquo ano de 1800, não só porque o seu habitat natural foi tomado por agricultores, como também devido à caça dos colonizadores europeus, na savana africana.

7. Foca-monge-do-caribe

AnimaisExtintos7
AnimaisExtintos7(2)
Mamífero de grandes dimensões – podia ultrapassar os dois metros de comprimento -, habitava o mar do Caribe e era cobiçado por pescadores, graças à sua pele. Foi vista pela última vez há mais de 80 anos.

8. Quagga

AnimaisExtintos8
AnimaisExtintos8(2)
Semelhante a uma zebra, se distinguia pelas listras só numa parte do corpo. Habitava a África do Sul e desapareceu, por conta da caça. A última foto de uma quagga selvagem foi tirada em 1870 e, em 1883, morreu a última mantida em cativeiro.

9. Periquito-das-Seychelles

AnimaisExtintos10
Extinto no começo do século XX, era, como o nome indica, um papagaio originário das Ilhas Seychelles.

10. Wallaby-rabo-de-prego-crescente

AnimaisExtintos11
Do tamanho de uma lebre, desapareceu em 1956 por conta de um novo predador na Austrália: a raposa.

11. Wallaby-toolache

AnimaisExtintos12
AnimaisExtintos12(2)
A pele deste canguru era muito apreciada, o que levou a espécie, originária da Austrália, à extinção, na década de 40 do século passado.

12. Dugongo de Steller

AnimaisExtintos13
AnimaisExtintos13(2)
Mais uma vez, a ação dos colonizadores, que apreciavam a carne saída deste mamífero, levou à sua extinção, em 1768. Habitava o mar de Bering, uma extensão do Oceano Pacífico.

13. Cervo de Schomburgk

AnimaisExtintos9
AnimaisExtintos9(2)

A caça foi também fatal para este animal, que habitava a Tailândia. Desapareceu por volta de 1938.

14. Bilby-pequeno

AnimaisExtintos14
AnimaisExtintos14(2)
Descoberto no final do século XIX, a passagem pela Terra não durou muito mais – acabou sendo extinto nos anos 50, por ação de outros animais, como a raposa e o gato que o caçavam, ou pela competição com coelhos, por exemplo, por comida. Habitavam a Austrália.

15. Emu-negro ou The King Island Emu

AnimaisExtintos15
AnimaisExtintos15(2)
Foi extinto ainda no século XIX (1822), devido à ação de colonizadores. Habitava uma ilha australiana, a King Island.
Apesar de algumas espécies terem sido extintas por motivos adversos, saber que os humanos foram responsáveis pela extinção várias delas é muito triste e nos faz refletir se realmente somos mesmo tão racionais como dizemos ser.
*Essa lista foi feita pela revista Super Interessante.


Fonte: hypeness.
Share on :
 
© Copyright Rede Mais Gospel 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all